top of page

E-book gratuito já disponível!

Pré-f8design

Visite alguns projetos realizados pelos alunos de Design Gráfico do IFPB Campus Cabedelo (2021.1-2025.1). Desenvolvidos com metodologias precursoras, estes trabalhos foram o laboratório para testar as ferramentas e etapas que, mais tarde, seriam refinadas e consolidadas na f8design. Cada imagem representa um passo na jornada de evolução que culminou em nosso processo atual, demonstrando a busca contínua por uma fotografia de produto com propósito e estratégia.

2025.1

Os projetos foram desenvolvidos com a temática do chocolate. Foi interessante observar como as equipes conseguiram produzir trabalhos tão distintos, mesmo partindo de um tema tão próximo. Nesta etapa, retomei a solicitação de um briefing mais detalhado, que incluía pesquisa da marca, do produto, da concorrência, além de brainstorming, pesquisa visual e o shootplan (documento da metodologia de Arabela e Elle).

2024.2

Com uma turma menor, foi necessário adaptar a abordagem. Optou-se por um método mais focado para otimizar o aprendizado e manter a energia dos estudantes. Essa flexibilidade também permitiu experimentar que os alunos pudessem escolher um produto para o projeto criativo dentro de dois nichos distintos.

2024.1

No segundo semestre da disciplina unificada, Fotografia Digital, voltamos a formar equipes menores. O objetivo foi ter maior diversidade de trabalhos e permitir que cada membro atuasse mais no projeto. O resultado foi excelente, com alguns trabalhos entrando para os destaques da disciplina.

2023.2

Essa foi a primeira turma a unificar as disciplinas de Fotografia I e Fotografia II, que passaram a se chamar Fotografia Digital, com uma carga horária total de 80 horas/aula. Por ser uma turma de transição, foi testada uma nova dinâmica, onde os alunos foram divididos em dois grupos, com funções distintas para cada membro da equipe. O objetivo do projeto foi a criação de imagens estáticas de pães artesanais para a empresa Moenda (João Pessoa/Paraíba).

2023.1

O sistema de rodízio de setups foi implementado nesta turma. Cada equipe trabalhou em um setup por 20 minutos, utilizando um tipo de iluminação diferente em cada um. Ao todo, foram quatro estações: três com luz contínua e uma com flash. Além do rodízio, foi solicitado que a turma elaborasse um briefing mais aprofundado e criasse um storytelling para as fotografias, desenvolvendo uma narrativa por trás das imagens.

2022.2

A segunda turma que aplicou a metodologia adaptada de Arabela e Elle (Weekend Creative Studio) continuou obtendo ótimos resultados. A metodologia se mostrou mais adequada para designers gráficos do que a anteriormente utilizada.

2022.1

A disciplina e os projetos foram desenvolvidos no Laboratório de Fotografia do Campus. Esta foi a primeira turma a aplicar a metodologia adaptada de Arabela e Elle, duas designers americanas e proprietárias do estúdio de fotografia comercial Weekend Creative. Essa metodologia permitiu alcançar resultados mais concretos e consistentes, provavelmente porque foi inspirada no fluxo de trabalho típico dos designers gráficos.

2021.2

A disciplina também foi oferecida remotamente por causa da pandemia de COVID-19. No entanto, a parte prática foi realizada no Laboratório de Fotografia do Campus, seguindo todas as medidas de segurança recomendadas.

2021.1

Por conta da pandemia de COVID-19, a disciplina foi ministrada remotamente. Essa turma, no entanto, foi a primeira a aplicar uma metodologia adaptada do fotógrafo catalão Martí Sans.

bottom of page